10 DE OUTUBRO – DIA DA SAÚDE MENTAL


No dia 10 de outubro de 1992, foi estabelecido e celebrado o Dia da Saúde Mental pela primeira vez.

Desde 1994 foram estabelecidos, ano a ano, temas centrais para serem tratados de modo educativo para eliminar especialmente os estigmas sociais.

A Saúde Mental é um importante fator de ajuste para lidar com emoções positivas e negativas que possibilite o equilíbrio das funções mentais para o convívio social mais saudável.


cerebro meditando

Estima-se que cerca de 30 % da população mundial terá pelo menos um episódio na vida com sintomas de transtorno mental.


Percebe-se no mundo contemporâneo uma alta incidência de transtornos de Ansiedade e Depressão. Em 2012 o tema central foi Depressão: uma crise global.

Desde fim de 2019 e início de 2020 o mundo todo sofre com a Pandemia do COVID-19. Ninguém parece ter escapado de, no mínimo, um conjunto de incertezas, medo, preocupação e outros sintomas além da própria consequência de muitas pessoas vítimas do Coronavírus.

Os profissionais de saúde, têm um importante papel nesse período para levar às pessoas, não somente acolhimento e tratamento, mas também consolo para as famílias que foram atingidas.


A saúde corporal em grande medida depende da saúde mental; elas não são separáveis.


Quando a pandemia acabar ainda teremos que cuidar tanto do corpo como da mente, pois a vida deve continuar. E muitos instrumentos para o bem estar serão procurados pelas pessoas para o perfeito equilíbrio da saúde integral e com ela trabalhar para a Plenitude e Realização dos mais Altos Fins da Existência.

O sentido da vida tem sido cada vez mais procurado por todo mundo e muitos pensadores da História têm dado grande contribuição para grandes reflexões.


O segredo da saúde mental e corporal está em não se lamentar pelo passado, não se preocupar com o futuro, nem se adiantar aos problemas, mas viver sabia e seriamente o presente.

  Buda.


Depressão é uma condição médica. Precisamos criar um mundo em que as pessoas se sintam à vontade em procurar cuidar de suas mentes, assim como de seus corpos.”  

Adam Grant


Desejamos que a vida lhe seja sempre generosa.

Luiz Carlos D. Novaes (Estresse e Qualidade de Vida)


2 comentários

  1. Muito interessante o tema e a maneira como foi exposta, simples, clara, levando a todos a pensarem mais em sua saúde mental.
    Continuem postando mais temas com outros problemas – é muito interessante saber mais, sempre mais.

  2. Eu, parabenizo vocês Luiz e Luceli, pelo seu modo de agir e trabalhar em prol das pessoas e porquê não dizer em prol da humanidade, sua maneira de ser, pensando no seu próximo, com objetivo de ajudar, e colaborar pelo bem estar de todos que se encontram á sua volta, que o Supremo criador continue abençoando suas vidas, e lhes proporcione, sempre mais e mais saúde, paz, prosperidade. Paz profunda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *