CONSTRUIR VIDA LONGA E SAUDÁVEL


Olá estimada. Olá estimado.

Muitos se perguntam: O que a longevidade tem a ver com um evento, com um curso, ou um livro de receitas?

Essa é uma pergunta que muitos nos fazem e acho que é uma questão que parece, pois, quando pensamos em longevidade e saúde, nossa mente tende a se direcionar imediatamente para um controle médico, uma clínica, um lugar onde podemos fazer exames e tratamentos. E isso, sem dúvida, é parte da verdade.

Ou adquirir um manual de receitas milagrosas para se construir a saúde de maneira muito rápida.

No entanto, não são os únicos aspectos que dizem respeito à longevidade e à saúde, pois muito do que construímos nesse setor da vida ocorre em nosso cotidiano. Um cuidado a cada dia.


A construção da boa longevidade acontece fora dessas áreas privilegiadas, onde podemos ter cuidados médicos, mas ocorre onde podemos ser testados. Ocorre dentro de nossas casas, em nosso dia a dia de trabalho e depende muito das nossas escolhas, dos nossos hábitos, do nosso bem-estar psicoemocional.


 

Na realidade, ao longo dos anos, percebi que, infelizmente, muitas pessoas que, com boa vontade, se propõem a serem mais saudáveis e buscam conselhos de algum especialista, acabam não conseguindo colocar esses conselhos em prática. E acredito que isso seja uma grande perda, especialmente em uma época em que cada vez mais respostas e propostas vêm da ciência e da pesquisa. Isso, no entanto, não elimina a necessidade de que a pessoa assuma a responsabilidade por suas escolhas e as leve adiante ao longo do tempo. Tanto é que todas as novas descobertas previstas para os próximos anos, inclusive na farmacologia do envelhecimento, ainda exigirão mudanças no estilo de vida da pessoa. Nenhum cientista prevê a invenção de pílulas mágicas que permitam continuar sentado, comendo o que quiser, sem envelhecer. Não será assim. Certamente haverá intervenções eficazes para retardar alguns dos processos de envelhecimento, mas a base desse retardamento será o ESTILO DE VIDA.

Costumo dizer aos clientes e alunos: “O que importa não é somente o que nos é ensinado, mas principalmente o que aprendemos e colocamos em prática”.

Portanto, há muito tempo, talvez tenhamos sido um dos primeiros a fazer uma escolha: focar em um aspecto que muitos outros não estavam considerando. Fizemos, durante quase trinta anos, um trabalho que chamamos de “EDUCAÇÃO EM SAÚDE”. A filosofia por trás disso sempre foi “ENSINAR AS PESSOAS A NÃO PRECISAREM DE NÓS”.

Ou seja, a aplicação das coisas, a tradução dos conhecimentos científicos em práticas e protocolos, simplificando-os para que sejam acessíveis a todos. Mas, sobretudo, focando em levar o conhecimento do que é mais válido para conquistar e manter a saúde, eliminar, ou superar a inércia, até mesmo as recaídas, que produzem a lentidão, ou paralisação total dos bons hábitos do que aprendeu.

 


Focamos em um programa de crescimento, consultoria pessoal e desenvolvimento interior, orientado para o cuidado consigo mesmo e para gerenciar melhor seus hábitos de vida. Nesse sentido, o elemento educativo e atitude preventiva tornaram-se extremamente importantes.


 

 

Algumas pesquisas destacam que, quando o elemento do aprendizado é oferecido em um contexto vivencial e emocionalmente impactante, a velocidade com que se aprende e o resultado transformador são enormemente superiores. Portanto, acredito que hoje possamos realmente dizer que experiências bem construídas, que transmitem conhecimentos baseados em fundamentos científicos, mas que também mistura o componente emocional, as interações com outras pessoas que buscam o mesmo objetivo de viver bem melhor a vida que se tem, o uso de recursos didáticos mais eficientes permite criar um ambiente completo que move mais a pessoa, que desbloqueia, que produz a mudança que a pessoa deseja.

Fazer de modo individual um percurso, uma jornada, tem seu valor e seu efeito em resultados. Mas fazer em grupo é comprovado que a força e energia são muito maiores. E a motivação e confiança em si mesmo aumentam muito mais.

Não porque você começa a dizer que “tudo é legal, tudo é bonito”, e depois aquilo se torna um fogo de palha. Mas porque você aprende coisas em uma situação mais confiável e se sente apoiado emocionalmente, fazendo com que essas transformações cheguem mais a fundo.

De fato, em nossos encontros, sempre começamos com uma grande componente relacionada a si mesmo: conhecer-se mais a fundo, entender suas necessidades, seus valores, entender a importância de determinadas escolhas que fazemos. Percebemos que às vezes temos contradições. Por exemplo, uma contradição é aquela em que todos dizem que a saúde é a coisa mais importante. Porém, quando se pede para definir quanto tempo e dinheiro são investidos na própria saúde, surge um quadro completamente diferente. Ou seja, as pessoas, em teoria, dizem que a saúde é a coisa mais importante, mas, na prática, têm mil outras prioridades e a saúde geralmente é a última delas, a menos que já a tenham perdido. Então, inevitavelmente, torna-se a primeira prioridade.

Já disse em outro texto que é muito mais inteligente e econômico se investir na saúde do que tratar a doença. (Leia aqui)

O que sempre queremos fazer é inverter essa situação e garantir que o cuidado consigo mesmo, a sua forma física, mental e emocional e a própria saúde estejam no topo das prioridades diárias.

A maioria de nós cuida bem do carro, dos equipamentos e ferramentas do trabalho, se preocupa com a saúde das pessoas próximas, mas deixa para depois os cuidados consigo mesmo.

Mudar essa postura significa realmente promover a saúde, fazer prevenção, garantir que as mudanças no seu estilo de vida antes que seja necessário fazer alterações drásticas por ordem médica.

Esse é o nosso objetivo. Trabalhamos com isso há muitos anos. Acredito que é muito importante ter o conhecimento sólido que trazemos para alguns encontros que programamos em certas épocas do ano. É um conhecimento adquirido em muitos anos de estudo e experiência prática. E misturamos de tal forma que crie um desejo real de mudança. É isso que fazemos. Temos muitos anos de testemunhos de inúmeras pessoas para quem trabalhamos e que disseram:

“Uau, eu não acreditava, mas realmente me ajudou a fazer uma grande mudança.” Este é o sentido completo de programas que estaremos realizando.


SAÚDE E VIDA LONGA: O FUTURO É AGORA

Um programa que leva à vida longa, saudável e plena.

Encontro que realizamos todos os anos e que é uma porta de entrada para muitas pessoas que querem e buscam de fato uma vida longa e bela em todos os sentidos, como um grande impulso inicial para estabelecer sua própria transformação.

Fique atento que em breve comunicaremos detalhes deste e outros programas que vamos disponibilizar para todos.

Desejamos que a Vida lhe seja sempre generosa.

 

LUIZ CARLOS D. NOVAES (SAÚDE, ESTRESSE, QUALIDADE DE VIDA)


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *