Olá estimadas e estimados!
Esta é uma continuação da Parte 1 do artigo com o mesmo título. Acesse aqui
No artigo anterior refletimos sobre como o estresse pode, de modo silencioso, levar uma pessoa e seu organismo a um esgotamento, com grande perda de energia e aparecimento de sintomas no físico, equilíbrio emocional, carreira profissional ou relações sociais.
Mais importante até que os sintomas desagradáveis em vários setores da vida é o que fazer para se livrar do ESTRESSE: “TOMAR NAS MÃOS AS RÉDEAS DA NOSSA VIDA.”
Continuemos, então, nossa reflexão.
Você sabia que…
… as pessoas representam tantos papéis na sociedade que muitas vezes nem se dão conta de quanto heroicos elas podem ser? Mas nem sempre há autoconfiança ou autoestima suficiente para ver o lado de bom de toda a experiência de vida.
A busca do autoconhecimento é necessária para que possa, além de se dar valor, também saber lidar com cada elemento, aspecto e momento em que estamos vivendo.
Vamos lembrar que precisamos de recursos financeiros para atender necessidades e realizar desejos que temos. Quando esses recursos não são suficientes o estresse que se abate sobre nós pode produzir muito sofrimento.
A vida afetiva compreende muitas alternativas e uma das mais importantes é a do campo do romance. A sua falta traz tantos transtornos que levarão a alterações de humor, de comportamento e até de equilíbrio da saúde. Isso pode levar a outros efeitos colaterais indesejados atrapalhando outras áreas da vida pessoal.
A inteligência colaborativa de nossos antepassados muito remotos nos proporcionou as condições de a humanidade chegar viva até hoje. Essa inteligência não era como pensamos hoje, mas aquela que leva um ser humano se preocupar e cuidar do outro.
É muito evidente que podemos fazer uma Contribuição Social e perceber que reverte um bem estar muito especial para quem serve ao outro, com atos de solidariedade. Parece que nos resta uma espécie de vazio existencial quando ainda não percebemos a necessidade, as oportunidades e os autobenefícios de sermos úteis e solidários com outros seres humanos. E a busca de um sentido de comunidade é um fator estressante para muita gente.
Sempre encontramos um alerta, uma cobrança até, para a importância do Desenvolvimento Pessoal e dos cuidados com nossa saúde e disposição. Somos cobrados pela família, pela sociedade, pelo mundo do trabalho e por nós mesmos, de estarmos cada vez melhores, com mais conhecimento, com energia para o relacionamento com tudo e todos. Parece que temos que ser muitos e estar presentes em todos os lugares para atender a mil demandas. Como dizem, para matar alguns leões por dia.
É muito estresse para lutar ou fugir.
E ainda temos o direito de termos a nossa Realização e alcançar um Propósito. Descobrir qual é também não é fácil. Exige muita observação, autoconsciência, autoconhecimento, muito trabalho para encontrar o propósito e mais ainda para a sua realização.
Atingir a vida plena, a Vida Boa como diziam os filósofos gregos, é o trabalho de uma vida, dia a dia. Cada um tem dentro de si um herói da sua própria jornada, alguns até se tornam referências para outras pessoas, para membros da família e amigos.
As pessoas podem e têm o direito de se realizar e alcançar a felicidade como a entendem e desejam.
Mas para isso é preciso aprender a conhecer o Estresse, dominá-lo e tirá-lo do caminho tanto quanto possível.
Conhecemos muitas formas testadas e comprovadas e na nossa experiência de algumas décadas pudemos ajudar milhares de pessoas.
Temos muitas conclusões a partir dessas experiências, muito valiosas.
Quando nos defrontamos com a pergunta sobre onde achar saídas, formas e ferramentas, sabemos que no mundo material, das ciências, da filosofia e das formas terapêuticas existem várias e nós as conhecemos na sua maioria.
Muitas vezes temos que dar uma olhada com carinho na transcendência, para além do físico, mais do que objetivos puramente materiais, para que se possa na Espiritualidade (não necessariamente doutrina, ou denominação religiosa) encontrar respostas, não raro, interiores, intuitivas, sobre o que pode ser a saída para o estresse e para o encontro da Plenitude e Qualidade de Vida.
Não deixe de nos acompanhar em nossas publicações.
SE ACHOU ÚTIL COMPARTILHE COM AMIGOS
DESEJAMOS QUE A VIDA LHE SEJA SEMPRE GENEROSA.
LUIZ CARLOS D. NOVAES (Estresse e Qualidade de Vida)