TOMAR CONTA DA PRÓPRIA VIDA


UM CAMINHO PARA O AUTODESENVOLVIMENTO E O SUCESSO

 

Olá pessoal. Sejam sempre muito benvindos aos nossos artigos.

Desejo ótimos dias pra todo mundo.

 

O caminho, ou o processo, do autoconhecimento, desenvolvimento pessoal e o sucesso nas realizações desejadas são feitos com vários recursos, ferramentas e métodos.

Se a disciplina e a organização ajudam nesse objetivo, pelo contrário a falta de foco e concentração atrapalham muito os nossos desejos de evolução pessoal e de vida plena de realizações.

 

Em nossa busca por uma vida repleta de significado e sentido, muitas vezes nos deparamos com obstáculos e incertezas. A Filosofia Estoica, uma filosofia milenar que transcende o tempo, nos presenteia com um conjunto de proposições práticas que podem iluminar nosso caminho rumo a uma vida autêntica e gratificante. Vamos estudá-las um pouco e descobrir como aplicá-las em nossas vidas cotidianas.

 


PROPOSTA 1: Foque em Uma Coisa por Dia

Ter objetivos claros é essencial para uma vida significativa. Quando começar uma viagem tem que saber para onde quer ir. Concentrar-se em uma meta diária, por menor que seja, mantém você direcionado e motivado. Seja para quem busca propósito, ou para aqueles com ambições elevadas, dar passos gradualmente leva ao sucesso sustentável. Comprometa-se a alcançar uma meta todos os dias, pois cada realização é um degrau na escada do progresso.

Já mencionei em outro artigo o que chamo de “MÉTODO DA ESCADINHA” (leia aqui), que é o método “degrau por degrau: um de cada vez; um passo de cada vez para caminhar”. Mesmo quando corremos continua sendo com um pé de cada vez.

Lembro aqui que mostramos que nessa Escada da Vida os degraus não terão a mesma altura, nem o mesmo tamanho. Às vezes teremos um degrau mais fácil, de baixa altura e/ou plataforma pequena. Em outras ocasiões, ou momentos podemos nos deparar com um degrau mais difícil e desafiador, com uma altura maior, ou plataforma longa. Isso é o normal da vida. A analogia com uma escada não significa que os degraus serão sempre iguais. Muito pelo contrário.

A Filosofia Estoica transcende a ideia de uma teoria e se torna um guia prático para enfrentar as complexidades da vida moderna. Ao adotar essas proposições você estará equipado para conquistar seus dias, focar no que importa, superar preocupações infundadas e abraçar tanto o sucesso quanto o fracasso com gratidão.

 

Lembre-se, a chave para uma vida plena está em suas mãos – uma escolha de cada vez, um dia de cada vez.

Existem várias maneiras criadas durante a história e, especialmente, nas áreas de Planejamento, Organização e Administração, que também podem ser úteis para nossa vida pessoal. Uma ferramenta interessante para a definição de prioridades nas coisas que temos que fazer é a MATRIZ DE EISENHOWER.

Simplificando a explicação, mostramos que a ferramenta é dividida nos seguintes quadrantes para serem preenchidos segundo nossa avaliação e a demanda que recebemos:

Importante e urgente: ou seja, faça imediatamente. Importante, mas não urgente: boa para tarefas que devem ser desenvolvidas no médio ou longo prazo.
Urgente, mas não importante: como fazer ligações, e-mails e reuniões. Não urgente, não importante: tarefas que estão na lista, mas podem esperar ou serem eliminadas. Talvez essas possam ser delegadas para outra pessoa fazer. Você não precisa fazer tudo sozinho.

 


PROPOSTA 2: Abandone o Caminho Fácil

Isso não quer dizer que você vai só escolher as coisas difíceis, ou complexas. A ideia é que você não fuja das coisas mais difíceis, exigentes, só para se dedicar ao fácil.

Lembre-se: “quem escolhe sempre o fácil, tudo o mais difícil e impossível lhe parece”.

A conquista verdadeira requer esforço e dedicação. Seja na busca por objetivos pessoais ou profissionais, o caminho fácil muitas vezes nos leva a resultados superficiais. Olhe para aqueles que admira e você verá histórias de lutas, aprendizado e determinação. O sucesso duradouro é forjado na fornalha do trabalho árduo. Assim como um escultor esculpe uma pedra bruta para revelar uma obra-prima, o esforço constante molda nosso caráter e nos leva a realizações significativas.

É muito difícil encontrarmos pessoas bem sucedidas, com grande sucesso, que conseguiram os ótimos resultados com base na sorte, ou só no talento. Sempre, invariavelmente, as histórias são de grandes esforços, disciplina, persistência, resistência às quedas e disposição para recomeçar com novos aprendizados.

A expressão “Quem espera sempre alcança!” não encontra respaldo na realidade. Quem luta, quem corre atrás, aprende e reaprende, cria disciplina, persistência e organização, são os que mais obtêm sucesso e vida plena.

 


PROPOSTA 3: Questione a Necessidade

Nossa vida é repleta de atividades e compromissos que podem nos afastar do que realmente importa. Muito disso é pura distração, entretenimento, que não leva aos objetivos mais importantes que temos na vida. Reserve um momento para questionar a si mesmo: “Isso é necessário?”. Reflita sobre suas ações e identifique onde seu tempo e energia estão sendo desperdiçados.

Procure distinguir entre as coisas que faz os níveis de prioridade pela matriz que apresentamos acima.

Vai perceber que, provavelmente, está gastando muita energia em coisas, ou tarefas, que talvez não sejam muito relevantes, ou que não lhe trazem resultados importantes e sonhados.

Ao focar nas atividades que agregam valor e significado, você simplificará sua vida e criará espaço para o que é verdadeiramente essencial.

Recomendo que se acostume a se perguntar muitas coisas para o seu autoconhecimento e autodomínio. Uma das perguntas bem interessantes que proponho quando estiver ocupado com alguma coisa é: “Isso que estou fazendo agora contribui para os resultados que desejo e preciso?”

 


PROPOSTA 4: Abraçando o próprio Destino

Dizem que Deus escreve certo por linhas tortas. A vida de todos nós não parece ser escrita em linhas retas. Na verdade, a vida é feita de altos e baixos. Não conheço ninguém que teve uma vida sem surpresas, com a ausência do inesperado e situações indesejadas.

A vida é cheia de reviravoltas e circunstâncias imprevistas. A Sabedoria antiga nos ensina a abraçar nosso destino com aceitação e resiliência.

Gostar do difícil, desafiador, faz crescer e amadurecer. Apreciar a dúvida e não só as certezas leva às grandes descobertas pelo pensamento e reflexões.

Assim como muitos enfrentaram desafios além de seu limite, somos lembrados de que nossa resposta à adversidade é o que verdadeiramente importa.

Ao adotar uma mentalidade de aprendizado e crescimento diante das situações, podemos transformar obstáculos em oportunidades.

Ou seja, não são os fatos, ou acontecimentos, que são o mais importante, mas o como reagimos a eles e como lidamos com o que sentimos a respeito.

 


PROPOSTA 5: Converse com os Sábios do Passado

A sabedoria está ao nosso alcance por meio da leitura. Quando nos incentivam a “conversar com os mortos”, significa que nos sugerem mergulhar nos ensinamentos dos filósofos e sábios que vieram antes de nós. Através dos livros, podemos acessar a sabedoria de séculos e aplicá-la em nossas vidas contemporâneas. Imagine ter a oportunidade de aprender com tantos pensadores notáveis. Essa riqueza de conhecimento está disponível a um clique de distância.

 


PROPOSTA 6: Autodisciplina e Compaixão

A Filosofia, a Espiritualidade e até as religiões nos encorajam a manter altos padrões éticos e morais, ao mesmo tempo em que cultivamos compaixão pelos outros. Ser rigoroso e exigente consigo mesmo não significa julgar implacavelmente os outros. Ao contrário, essa regra nos lembra de que devemos liderar pelo exemplo e influenciar positivamente aqueles ao nosso redor. Antes de julgar os que não se comportam como nós, devemos nos comportar segundo nossos valores e princípios éticos e morais para ensinar pelo exemplo. Se fizermos o contrário, imitando o que julgamos errado, estaremos nos igualando, ou sendo pior ainda.

A autodisciplina nos permite crescer, enquanto a compaixão nos conecta com os outros de maneira genuína.

 


PROPOSTA 7: A Consciência da Mortalidade

Somos a única espécie que tem a autoconsciência da finitude. Só nós, os seres humanos, sabemos que vamos morrer um dia. A vida é efêmera e preciosa. A cada momento, nos aproximamos do fim inevitável. Convido a lembrar constantemente da finitude da vida e a abraçar cada dia com gratidão e amor por todo e qualquer momento vivido. Ao internalizar essa consciência, ganhamos uma nova perspectiva sobre a urgência e importância de viver plenamente e buscar o que realmente vale a pena.

Aprofundar-se nessas regras de filosofia de vida é um convite para uma jornada de autodescoberta e crescimento. Lembre-se de que a implementação desses princípios exige prática constante e paciência consigo mesmo. Ao incorporar essas regras em sua vida, você construirá um alicerce sólido para uma existência autêntica e gratificante, enfrentando desafios com resiliência, abraçando a sabedoria do passado, celebrando cada momento como uma dádiva única e construindo um futuro mais promissor e transformador.

 


Mais à frente lhes serão oferecidas mais ferramentas para que tenha uma vida mais saudável, mental e emocionalmente, conseguindo viver cada vez melhor a vida que você tem.

 

SE ACHOU ÚTIL COMPARTILHE COM OS AMIGOS

DESEJAMOS QUE A VIDA LHE SEJA SEMPRE GENEROSA.

LUIZ CARLOS D. NOVAES (Estresse e Qualidade de Vida)


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *