Você acorda cansado?


Olá estimadas! Olá estimados!

Nossa missão, escolhida há décadas, é ajudar as pessoas a terem mais saúde e qualidade de vida. Por isso se você está interessado em melhorar dia após dia siga nosso site e faça contato, comentários e nos traga suas perguntas.

 

Uma das situações mais frequentes que temos encontrado, na vida social ou nos consultórios, é de pessoas que dizem que acordam cansadas. Muita gente sofre de insônia e esse é um problema sério de verdade. Fomos feitos para dormir, que serve para descansar, recuperar energia e para fazer um grande processo de restauração em todo o organismo.

Se não se consegue dormir, tudo isso fica prejudicado.

Mas também encontramos pessoas que dizem que dormem, sem problemas para pegar no sono, mas mesmo assim acordam cansadas. Parece que precisaria de muito mais horas de sono para descansar de verdade.

 


Ora, o sono é um processo natural e também sofisticado. Merece ser tratado com carinho e não simplesmente como se fosse só apagar e religar no dia seguinte.

Quando alguém acorda de manhã quer se sentir cheio de energia e disposição, entusiasmado, capaz de se concentrar para realizar suas tarefas e deveres com sucesso. Mas muitas vezes acorda com cansaço, ou muita preguiça, ou demora a dar partida e esquentar o motor.

Às vezes é preciso de um enorme esforço para sair da cama, fazer os primeiros movimentos, pode até acordar com dor, parece que o organismo e a cabeça ainda não estão funcionando como se gostaria.


Aí pode começar uma certa depressão porque se imagina que o dia vai ser difícil, mesmo antes de começar.

A auto cobrança aparece e, por consequência, o estresse se instala, o mau humor se apresenta e a energia necessária para reverter as perspectivas negativas vai ser maior.

Isso não deveria ser assim. Algum modo de controlar, de gerenciar, esse processo deve existir. Afinal tem muita gente que dorme bem, acorda renovado e bem humorado para começar um novo dia de vida e trabalho.

O que acontece com um grupo que é diferente do que acontece com o outro?


 

Enquanto uns pulam da cama dispostos, outros se arrastam do quarto para o banheiro sem vontade até de acender a luz.

No momento em que acordamos estamos tentando passar imediatamente nosso corpo de um estado de baixa atividade, típica do sono, para um estado de alto ritmo, próprio da rotina diária.

Assim que despertamos todo o nosso corpo e consciência entra num estado intenso que exige muita estimulação e resposta do nosso organismo e cérebro.

Aí é que entra uma orientação importante. Para passar de um estado de baixa exigência energética para outro de alta demanda é interessante, importante, um tempo e um processo de transição. Isso é fundamental para que o sistema orgânico não reclame de que se está puxando demais o ritmo.

Uma transição é uma forma inteligente, mas suave, que pode levar alguns minutos para iniciar o caminho de um bom dia e obter, de imediato, um bom humor.


 

Como cada pessoa é diferente, a forma de se fazer uma boa transição não precisa ser a mesma para todos. Temos bastante experiência para sugerir algumas ações logo que acorde para fazer seu dia começar a fluir melhor.

Como exemplo aqui vão algumas dicas que podem ser experimentadas por todo mundo, ou a grande maioria:

Acender a luz. Isso já produz um efeito interessante e rápido de despertar.

– Enquanto ainda está na cama faça alguns minutos de respiração mais profunda, começando com uma grande EXPIRAÇÃO para esvaziar os pulmões da carga de gás carbônico que produzimos o tempo todo. Em seguida se faz a INSPIRAÇÃO igualmente longa para renovar o oxigênio no nosso corpo. O cérebro já começa a funcionar mais ativamente. Repita várias vezes.

– Então comece a fazer alongamentos dos braços, abrindo-os para também alongar os músculos peitorais e liberar o músculo diafragma.

– Gire os pés para um lado, umas 10 vezes, e depois para outro lado. Isso pode ser feito deitado mesmo.

– Se não tiver nenhum problema nos joelhos, nem no quadril, pode fazer movimentos de pedalar. Comece com uns 10 segundos e a cada dia vá aumentando um pouco. A cada dia e semana ficará mais fácil e seu corpo começará a pedir mais.

– Uma contração com média força em partes do corpo para começar a sentir os músculos. Estimule outras pessoas a fazerem o mesmo e troque experiência para saber os efeitos que cada um consegue.

– Faça por alguns minutos uma respiração mais ativa para oxigenar bem o corpo todo.

Se fizer isso todos os dias ao acordar vai observar que a cada dia fica mais fácil, a disposição aparece maior e mais cedo e se sentirá melhor para se dedicar às tarefas do dia.

A ideia principal aqui é que, escolhendo fazer uma transição entre o estado mais passivo do sono para o mais ativo das rotinas diárias, será muito mais fácil sentir prazer e descanso nos primeiros momentos da manhã. E é muito conhecido que o início do dia é determinante para o que vai sentir e acontecer durante o resto do tempo.

 


Em breve vamos fazer um Vídeo que se chama EXERCÍCIOS PARA O DESPERTAR que queremos oferecer de presente para as pessoas que nos contatarem.


Bem, aqui falamos sobre o período do despertar de manhã. Logo vamos falar do que, e como, fazer nas horas antes de ir dormir para que a noite de sono também seja excelente. Temos muitas coisas para ensinar sobre esse período pré-sono.

Se você quer saber mais sobre qualidade do sono, como dormir mais fácil, acordar mais regenerado, descansado e mais produtivo, você precisa fazer um dos nossos cursos sobre Estresse, Saúde e Qualidade de Vida.

Gostou dessas dicas? Então compartilhe com seus amigos e parentes

DESEJAMOS QUE A VIDA LHE SEJA SEMPRE GENEROSA.

 

LUIZ CARLOS D. NOVAES (Saúde, Estresse e Qualidade de Vida)


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *