Olá estimadas! Olá estimados! Benvindos a mais uma reflexão.
Todos nós podemos melhorar, pelo menos naquilo em que coloquemos nosso esforço. Você pode tornar-se uma versão melhor de si mesmo e viver mais plenamente e com satisfação.
O autoconhecimento é o melhor caminho para se conseguir isso. Sabendo quem somos, onde estamos e em que ponto queremos chegar, a jornada vai ser mais realista, produtiva, concreta e recompensadora.
Eu e minha esposa, Dra. Luceli, somos profissionais que há mais de 40 anos trabalhamos com técnicas consagradas e apoiadas pela Filosofia e pela Ciência no tratamento da Saúde, Qualidade de Vida e no Desenvolvimento Pessoal de nossos clientes e alunos.
Visite nossa página inicial e entre em contato se quiser saber mais: [email protected]
Leiam com atenção esse artigo sobre como melhorar a sua vida.
Muitos não acreditam na melhoria do crescimento pessoal, ou acham que é um processo difícil e penoso. Eu sempre acreditei que não é bem assim. Melhorar pode ser uma jornada prazerosa e com muitos motivos de sucesso para comemorar.
Se quiser tirar melhor proveito, faça anotações do que achar mais importante para aplicar em sua vida.
Sempre tem aquilo que é mais fácil dizer do que fazer. Mas melhorar é bastante possível. Para isso existem muitas formas de transformação.
Não cabe duvidar de si mesmo. A postura negativa, do tipo “eu não posso, ou “eu não consigo”, só leva à piora da autoestima e à sensação de fracasso.
Não acreditar em si significa reduzir as chances de levar adiante e a falta de autoconfiança aumenta a possibilidade de repetir os mesmos erros. Lembre-se de que “se fizer o que sempre fez do mesmo jeito, obterá sempre os mesmos resultados”.
O primeiro passo é se conscientizar que está se desvalorizando e que isso está atrapalhando a vida. Todo mundo já mudou algumas vezes; para o bem, ou para o mal. Portanto, é possível fazer transformações com consciência e persistência.
Nossa prática profissional, afortunadamente, nos leva a garantir que é sempre possível melhorar.
Não está escrito em nenhum lugar que temos que ser felizes o tempo todo, sem sofrermos nunca. Podemos, e devemos, tomar as rédeas da nossa vida em nossas mãos.
Vejamos algumas alternativas para que reflita sobre quanto pode ter uma vida que lhe traga mais satisfação.
Quase tudo que aprendemos e aplicamos na vida se assemelha a subir uma escada. Degrau por degrau.
Criei um método que inicialmente chamei de “Método da Escadinha”. Isso é válido para mim e para você. Em artigo futuro explicarei como funciona.
Vai aqui um pequeno roteiro de uma JORNADA DE MELHORIA CONTÍNUA.
1º. P – ACREDITE MAIS EM SI MESMO:
Se não o fizer, porque outro alguém acreditará em você? É necessário ter o desejo e a força de sonhar um pouco mais. Os limites são sempre autoimpostos. Ou seja, nós é que nos fazemos limitados. E é preciso saber porque.
Existem limites que a vida impõe? Claro que sim, mas via de regra tem a ver com Leis da Natureza contra as quais não podemos lutar, mas aprender a usar em nosso favor.
2º. P – SERVIR:
Ajudar os outros para conseguirem o que desejam, ou precisam. Está bem comprovado que ajudar os outros é a melhor maneira de se estar de bem com a vida e com a consciência tranquila. Fazer o bem sem olhar a quem. Se ajudarmos os outros a serem felizes, é enorme a chance de também vivermos felizes.
3º. P – GRATIDÃO:
Praticar a gratidão tem sido ao longo da história uma das maneiras mais eficientes de viver melhor, reconhecendo tudo de bom que já conseguiram e tem na vida. Está ao lado do PERDÃO em importância.
4º. P – VALORIZAR:
Dar mais valor ao que tem, ao que já recebeu, ao invés de sofrer pelo que ainda não conseguiu. É com a força e energia do reconhecimento das conquistas e vitórias que se enfrentará outras batalhas para novas conquistas.
5º. P – BOAS COMPANHIAS:
Para que nos cerquemos de pessoas capazes de nos estimular e de ajudar a manifestarmos a nossa parte mais positiva. Somos influenciados pelos outros, assim como também os influenciamos. Por isso devemos ser melhores pessoas também para ajudar os outros, bem como escolher os melhores amigos que contribuem para o nosso crescimento.
6º. P – SAÚDE É O MELHOR PATRIMÔNIO:
A Saúde e o Tempo são os maiores bens que podemos ter. Cuidar bem da saúde e usar o tempo com sabedoria é mais inteligente e bem mais econômico. Não espere perder a sua saúde para começar a pensar nela. Tratar a Doença é mais sofrido, oneroso e com repercussões para muito além de nós.
7º. P – CELEBRAÇÃO:
Celebrar, homenagear, comemorar todos os dias as pessoas que você ama e estão ao seu redor. Os motivos que nos levaram a escolher alguém para parceria não devem ser esquecidos porque nos “acostumamos” e não vemos mais os valores que tinham. Toda relação é como cultivar um pomar, ou um jardim. É o cuidado constante que mantém a relação vibrante e prazerosa. Nada sobrevive sem alimento, cuidado, manutenção.
8º P – DIFÍCIL NÃO É IMPOSSÍVEL:
Muitas pessoas falam “eu não consigo”, que significa que colocaram uma “LEI” dentro de sua mente que bloqueará toda iniciativa, ou decisão de fazer algo. Recomendo que, para começar, a pessoa que diz que não consegue passe a dizer “É MUITO DIFÍCIL PARA MIM”. Depois de um breve tempo passe a dizer “É DIFÍCIL PARA MIM”. Em seguida diz “ACHO QUE NÃO É TÃO DIFÍCIL SE EU TENTAR”.
E assim continua o processo de desfazer na própria mente a ideia de IMPOSSIBILIDADE. O medo está por trás dessa atitude mental. Na realidade, poucas coisas são impossíveis. Será uma questão de conhecimento, consciência, decisão, ação prática, perseverança, auto crítica, reavaliação e correção de rumo… e por aí vai. (ENSINAMOS EM CURSO MÉTODOS PARA SE CONSEGUIR ISSO COM SEGURANÇA).
9º P – NÃO ACEITAR A MEDIOCRIDADE:
Aceitar ser medíocre significa estar sempre no meio do caminho, na média das possibilidades. Procure ser o máximo e trabalhe para que aumente à medida que adquire mais conhecimento, aprenda mais sobre si mesmo e sobre as coisas que deseja conquistar. Você quer ser um sucesso. Primeiro aos seus próprios olhos e depois para os outros. Procure sempre a melhor versão de você e ofereça isso ao mundo, em tudo o que fizer. Mesmo que algumas pessoas prefiram que você fique na mediocridade, não aceite e vire a mesa.
10º. P – VEJA O POSITIVO:
Ao se relacionar com os outros não aponte para os pontos negativos. Todo mundo os tem, inclusive você. Há muitos anos que defendo a ideia que devemos RETREINAR O OLHAR. Tem muitos detalhes, mas um que destaco agora é que todos nós temos características que podem ser vistas como qualidade ou defeito, conforme a circunstância, ou nosso interesse. Depende!! À medida que passarmos a olhar o outro procurando mais para os aspectos positivos, nos sentiremos melhor e nos relacionaremos bem melhor com qualquer pessoa.
11º. P – SER OTIMISTA OU ENTUSIASMADO:
Um cuidado que se deve tomar é em ser otimista demais. O que quero dizer é que, às vezes, uma pessoa otimista pensa tanto que uma coisa “vai dar certo”, que se esforça menos do que deveria. É mais ou menos assim: o otimista acha que vai dar certo; o entusiasmado acredita que consegue fazer dar certo. Isto é, o otimista pode se descuidar, já o entusiasmado vai se esforçar bastante para dar certo. Talvez seja interessante ser POSSIBILISTA, que quer dizer que, mesmo que seja difícil, o que quiser é possível de se conseguir fazer. Pare de procurar o fácil e concentre-se no POSSÍVEL.
12º. P – CORAGEM COM DOÇURA:
Saber dosar a CORAGEM DE UM GUERREIRO COM O AMOR DE UM ANJO. Pode-se pensar “Afinal, o que tenho a perder?” Gosto de sempre perguntar diante de todas as situações importantes que demandam uma decisão: PORQUE SIM? PORQUE NÃO? Respondendo a essas duas perguntas se terá elementos para melhor decidir e para errar menos.
Mostre a sua coragem de guerreiro, o amor de um anjo e a sua energia positiva para o mundo.
Gostou dessas dicas? Então compartilhe com seus amigos e parentes
DESEJAMOS QUE A VIDA LHE SEJA SEMPRE GENEROSA.
LUIZ CARLOS D. NOVAES (Saúde, Estresse e Qualidade de Vida)
1 comentário