ALIMENTOS PARA UMA MENTE BRILHANTE E SAUDÁVEL

Fonte imagem freepik https://br.freepik.com/fotos-gratis/giz-cabeca-humana-desenhada-com-comida-saudavel-para-o-cerebro-no-quadro-negro_2955054.htm#query=brain%20food&position=2&from_view=search&track=ais

Olá pessoal. Bem vindos a mais um artigo.

 

Há muito tempo que falamos, ouvimos, escrevemos e lemos sobre alimentação. Não é à toa.

Precisamos de alimentos para a manutenção da vida e a preservação da sua qualidade.

Assim como respirar, dormir, ter atividade física (mesmo que não seja ginástica, mas fazer coisas fisicamente ativas) e ter um descanso devido e adequado.

 


Todos sabemos que a nutrição desempenha um papel fundamental na nossa saúde física, mas você sabia que também tem um impacto significativo na nossa saúde cerebral e mental?

A alimentação adequada não apenas nutre nosso corpo, mas também nosso cérebro.

 

A mente é um atributo do cérebro, não totalmente compreendida, mas é evidente que, ajudando o cérebro, por consequência, ajudaremos a promover uma saúde mental excepcional. Neste artigo, exploraremos alguns alimentos que podem melhorar a saúde cerebral e mental e nos deixar com uma evolução intelectual mais positiva.


NOTA: Sempre lembrar que devemos dar preferência para os alimentos cultivados sem aditivos químicos por causa de sua toxicidade.


Encontrei em meu consultório muitos casos práticos em que ficou evidenciado o benefício de alguns tipos de alimentos para situações do dia a dia. Vou resumir alguns deles para ilustrar o que estou querendo dizer.

Poder das frutas e vegetais:

Mariana (nome fictício para preservar a privacidade) é uma jovem estudante universitária que me procurou por que está sob pressão causada pelos estudos e prazos apertados. Ela percebe que seu nível de estresse está alto e reclama que sua concentração está cada vez mais comprometida.

Fiz uma avaliação e orientei para ela incluir mais frutas e vegetais coloridos em sua dieta diária.

Mariana começou a comer morangos, mirtilos, espinafre, couve e brócolis com regularidade pouco a pouco. Ela os incluiu em suas refeições, como saladas e lanches saudáveis. Com o tempo, ela começou a notar uma melhora em seu estado mental e intelectual.

Os alimentos ricos em antioxidantes e nutrientes essenciais presentes nas frutas e vegetais ajudam a combater o estresse oxidativo e a promover a saúde das células cerebrais. Ela passou então a sentir mais energia e clareza mental nos compromissos com a faculdade. Além disso, Mariana passou a se sentir mais positiva e otimista em geral.

Outro caso que também me recordo é de um profissional de escritório, um homem maduro, com altos níveis de ansiedade, irritabilidade e baixa produtividade no trabalho. Ele não curte comer peixes mais gordurosos, mas ouviu falar dos efeitos benéficos do Ômega 3, a gordura do bem. Ele pensou que se mal não faz, porque não tentar comer alguns alimentos que não estava acostumado?

Após uma boa avaliação do seu estado e dos hábitos alimentares, entre outros, decidi explicar como encontrar fontes de Ômega 3 que lhe traria vários benefícios.

São elas: os mais conhecidos são os peixes gordurosos, como salmão, atum e sardinha, que auxiliam na regulação do humor, na redução da ansiedade e na melhora da função cognitiva. Como ele não era fã de peixe, sugeri obter ômega-3 de fontes vegetais, como sementes de linhaça, chia e nozes.


Sugestões

Teria muitos casos práticos para contar resumidamente aqui, mas vou apresentar algumas sugestões e acredito que você que está lendo esse texto vai identificar alguns casos que possivelmente conhece pessoas que se encaixam na necessidade dos alimentos abaixo.

  1. Chocolate para o bem-estar: Sim, você leu certo! O chocolate pode ser um aliado para a saúde mental, mas estamos falando do chocolate amargo e rico em cacau. Ele contém flavonoides que ajudam a melhorar o fluxo sanguíneo para o cérebro, aumentando a concentração e melhorando o humor. Além disso, o chocolate amargo estimula a produção de endorfinas, os hormônios do prazer, trazendo uma sensação de bem-estar. Só isso já justifica ter uma barrinha de chocolate amargo, mas comer só um pedacinho por dia. Não é para comer a barra toda de uma vez.
  2. Grãos inteiros para um cérebro feliz: Os grãos inteiros, como aveia, quinoa e arroz integral, grão de bico, lentilha, ervilha seca são uma excelente fonte de carboidratos complexos, que fornecem energia de modo sustentado ao cérebro. Eles ajudam a equilibrar os níveis de açúcar no sangue, evitando flutuações que possam afetar negativamente o humor. Além disso, os grãos inteiros contêm fibras e vitaminas do complexo B, que são essenciais para a saúde cerebral.

    Sementes de chia
  3. Nozes para uma mente afiada: As nozes são verdadeiras potências nutricionais para o cérebro, assim como as amêndoas, avelãs, macadâmia, etc. Elas são ricas em ácidos graxos ômega-3, antioxidantes, vitaminas e minerais que promovem a saúde cognitiva e protegem contra o declínio mental relacionado à idade. Além disso, as nozes são ótimas fontes de proteínas, o que ajuda a regular o humor e a manter a concentração. 

Cuidar da nossa saúde mental é tão importante quanto cuidar do nosso corpo.


Através de uma nutrição adequada, podemos promover uma mente saudável e brilhante. Além destes alimentos descritos temos outros que também oferecem nutrientes essenciais que melhoram a saúde mental, proporcionando um humor mais equilibrado, uma função intelectual aprimorada e uma sensação geral de bem-estar. Então, vá em frente e inclua esses alimentos na sua dieta diária e sinta sua mente com mais energia positiva e com maior vitalidade.

 

Não deixe de nos acompanhar em nossas publicações.

SE ACHOU ÚTIL COMPARTILHE COM AMIGOS

 

Dra. Luceli Pontin D. Novaes (Médica Homeopata, Acupuntura e Orientação Alimentar Funcional e Ortomolecular)


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *