Olá, estimadas e estimados.
Sabia que:
… é inegável que os sabores dos alimentos têm um forte efeito afetivo e pode produzir várias emoções? E que também as cores promovem alterações nas emoções das pessoas?
Isso é tão verdade que, desde muito antigamente, especialmente na Medicina e Gastronomia Orientais, houve forte influência na cultura, nos métodos e costumes ao se tratar as doenças e no comer para fortalecer a saúde das pessoas.
Isso tem sido alvo de estudos tanto de pesquisadores da área de saúde como também, em todo o mundo, de especialistas que trabalham na indústria de alimentos.
Ela está interessada nos efeitos de cores e sabores, por exemplo no humor das pessoas, e querem desenvolver produtos a partir dos princípios que determinam a criação de emoções.
Já vivenciamos o fato de que odores e sabores acionam automaticamente a memória afetiva na hora da alimentação.
E quem não passou pela experiência de sentir um cheiro de um prato, ou o sabor de um bolo e se lembrar da casa da vovó, ou da mamãe, de tempos passados?
Você sabia, então, que também através das escolhas das cores e sabores dos alimentos que ingerimos podemos ajudar o nosso organismo a equilibrar nossos órgãos e nossas emoções?
Pois é. Não é só ativar memória afetiva, mas usar desse poder de alimentos de nos dar nutrição e também produzir em nós mais equilíbrio emocional e orgânico e, consequentemente, saúde e bem estar.
Este é um conhecimento muito antigo da medicina oriental que pode nos ajudar a fazermos escolhas conscientes dos alimentos que ingerimos, dependendo do estado emocional no qual nos encontramos.
Se prestarmos atenção ao nosso corpo perceberemos que ele nos dá sinais, principalmente através dos desejos e/ou aversões alimentares. Segundo a medicina oriental, se o seu organismo “pede” determinado sabor significa que um órgão energeticamente está enfraquecido e busca o equilíbrio através da ingestão do alimento com o sabor e/ou a cor que o fortaleça.
Mas, se você tem desejo exagerado e frequente que não se satisfaz pela ingestão de alimento com determinada e sabor você precisará associar outros recursos, como medicamentos, acupuntura, técnicas de relaxamento, ou exercícios, etc.
Por ora vamos dar alguns exemplos de alimentos de cor branca e sabor picante. Esses alimentos têm influência fortalecendo as nossas vias respiratórias, principalmente o pulmão.
Não por acaso procuramos esse sabor na época do inverno. A emoção que está relacionada a este órgão é a Tristeza e Angústia. Quem está com esses sentimentos geralmente tem dificuldades na respiração. Portanto, ingerindo alimentos de cor branca e sabor picante vamos fortalecer o sistema respiratório, especialmente os pulmões, e isso vai ajudar a equilibrar a emoção da tristeza.
Lembrando que as emoções fazem parte do ser humano e é normal senti-las, mas, de acordo com a intensidade e a frequência com que elas se manifestam, pode prejudicar a nossa qualidade de vida.
Os alimentos mais conhecidos com essas características que fazem parte do cardápio dos brasileiros são:
Alimento | Sabor Picante | Cor Branca |
Alho | ||
Nabo Branco |
||
(casca vermelha) | ||
Existem muitos outros alimentos que também têm o sabor picante e/ou a cor branca que poderão ajudar no equilíbrio do Pulmão e consequentemente diminuir a sua tristeza e angústia.
Em breve falaremos das outras emoções como: medo e insegurança, raiva e frustração, preocupação e ideias fixas, hiperexcitação e ansiedade, pois cada uma dessas tem alimentos cujas cores e sabores para equilibrá-las.
Não deixe de nos acompanhar em nossas publicações.
Se gostou e achou nossas dicas úteis, compartilhe e deixe seus comentários!
DESEJAMOS QUE A VIDA LHE SEJA SEMPRE GENEROSA.
Dra. LuceliPontin D. Novaes (Médica Homeopata e Acupuntura)