Olá estimadas! Alô estimados!
Essa expressão no título acima é conhecida por muita gente. Na história até muitos poetas a usaram em seus poemas quando, de algum modo, queriam se referir ao sono.
Sabe-se que os animais que dormem são os mamíferos, as aves e alguns vertebrados. E nós humanos temos mais consciência de que dormimos e do porque o sono é bom e necessário.
Esse nome, Morfeu, é de um “deus” da antiga Mitologia Grega e ele é associado à personificação dos sonhos. Os gregos acreditavam que uma pessoa só teria uma noite boa de sono quando conseguia sonhar, isto é, quando estavam na companhia de “MORFEU”.
Na realidade o “deus” do sono se chamava HIPNOS, que era considerado o pai de Morfeu. Daí vem o nome Hipnose, ou sono hipnótico.
Desde milhares de anos atrás o sono já era observado e pesquisado e tinha uma importância reconhecida.
Cada vez mais a Ciência Neurológica sabe sobre os mecanismos do sono e o que acontece durante esse período que deve se repetir normalmente todas as noites.
Em nosso trabalho profissional nós temos estudado muito o assunto nos últimos anos, através da Neurociência, porque a incidência de pessoas com má qualidade do sono é muito alta. É grande o sofrimento pessoal que existe naqueles que sofrem de insônia, que têm péssima qualidade de sono e que acordam cansadas.
Além disso há um reflexo importante nos relacionamentos pessoais, que se tornam irritadiços, na queda do desempenho de funções no trabalho e no aumento do risco de vários tipos de acidentes.
O custo, não só econômico/financeiro, é muito alto e por isso o tema é objeto de pesquisas e muitas soluções têm sido aplicadas para os muitos casos.
No nosso trabalho oferecemos várias opções de tratamento.
Mas, tão interessante e necessário quanto tratar, é extremamente desejável que as pessoas aprendam e apliquem formas de melhorar a preparação para o sono e, consequentemente, consigam uma ótima noite de sono e um maravilhoso despertar.
Costumo dizer que ninguém dorme porque quer, mas porque se entrega ao sono, porque se “permite” dormir. Muita gente se “esforça” para dormir por muitos motivos diferentes. Parece estranho, mas não é raro se ouvir de uma pessoa estressada, com desgaste de energia, que “tenta” dormir, que vai para a cama e luta para ter um sono reparador. É claro que isso faz aumentar mais ainda uma tensão que já existia.
Ora, se o sono é um fenômeno natural com muitas funções de restauração não deveria ter que fazer esforço. Conseguir relaxar antes de ir para o quarto à noite muitas vezes não é fácil para algumas pessoas. Entre os mil motivos, um comum é se levar para a cama preocupações, discussão de temas importantes com o(a) parceiro(a) para decidir, planejamento das tarefas e compromissos do dia seguinte, remoer assuntos do passado, etc. E isso não é raro.
Também pode faltar uma “rotina” do sono. O cérebro precisa de algumas rotinas mais equilibradas e uniformes. Cada noite dormir num horário diferente pode ser muito prejudicial.
O consumo de bebidas com cafeína, ou álcool, ou mesmo uma alimentação mais pesada, pode ser trágico para a qualidade do sono.
Temos ensinado muitas técnicas de relaxamento que servem para situações diferentes para ensinar e várias são específicas para dormir melhor e acordar mais descansado e com disposição.
Gosto muito de técnicas que permitem apaziguar as emoções e os pensamentos. Temos um repertório de Exercícios de Relaxamento que ensinamos durante umas 4 décadas que são bastante eficazes para situações como: dormir; acalmar-se para fazer provas e concursos; realizar entrevistas de emprego com autoconfiança; resolver situações complicadas, ou de conflitos; tranquilizar-se para estudar e aprender melhor. E por aí vai.
Sabemos que saber controlar emoções é importante para tudo na vida e isso ganha relevância quando o assunto é dormir.
Lembremos que, em média, passamos um terço do dia (8 hs por noite), dormindo. Isso significa que durante um terço da vida vamos estar no sono fazendo a regeneração do organismo, incluído o cérebro, para continuar vivendo com qualidade. Uma pessoa de 60 anos deve ter dormido 20 anos. A Natureza não “inventou” isso se não fosse fundamental para a sobrevivência do ser humano.
Um dos mais antigos e eficientes exercícios para relaxar é RESPIRAR adequadamente. Embora possamos respirar até dormindo, ou desmaiados, e mesmo em coma, os modos de respirar e os efeitos que se consegue não são iguais. Todo mundo vivo respira, mas A RESPIRAÇÃO PODE, E DEVE, SER QUALIFICADA.
Uma das técnicas mais utilizadas é Respiração com uma contagem de tempo. Por exemplo:
– INSPIRAR EM 3 SEGUNDOS, RETER OS PULMÕES CHEIOS POR 3 SEGUNDOS; EM SEGUIDA EXPIRAÇÃO POR 3 SEGUNDOS.
Esses tempos podem ser alterados conforme as condições de cada pessoa e o objetivo que ela tenha.
O importante aqui, nesse tipo de exercício é que:
– Há uma CONCENTRAÇÃO no processo, o que vai fazer com a mente não pense, nesse período, em outros assuntos que preocupem;
– Ao se fazer Inspiração e Expiração mais longas que o costumeiro e fazendo um período de Retenção do ar pulmões melhora o processo de troca gasosa, saindo gás carbônico e entrando oxigênio novo;
– Pensar para RESPIRAR BEM para respirar bem SEM PENSAR.
Com o tempo vai ficar condicionado a RESPIRAR BEM SEM PENSAR.
Lembremos que quando começamos a aprender a dirigir pensávamos em todos os movimentos. De tanto praticar hoje dirigimos sem pensar nessas ações e podemos nos concentrar naquilo que ocorre fora, no trânsito, que ainda é variável a cada instante.
Relaxar antes de dormir é o maior e mais importante passo para um sono profundo de ótima qualidade.
Se você quer saber mais sobre qualidade do sono, como dormir mais fácil, acordar mais regenerado, descansado e mais produtivo, você precisa fazer um dos nossos cursos sobre Estresse, Saúde e Qualidade de Vida.
Gostou dessas dicas? Então compartilhe com seus amigos e parentes
DESEJAMOS QUE A VIDA LHE SEJA SEMPRE GENEROSA.
LUIZ CARLOS D. NOVAES (Saúde, Estresse e Qualidade de Vida)